Os benefícios da contratação de uma agência digital parceira para montar sua loja virtual

Você arriscaria dizer quanto foi o faturamento da Amazon em 2015? Se você pensou em 30 bilhões de dólares, você errou! Foram 107 bilhões de dólares. Sim, somente a Amazon é 8 vezes maior do que o Brasil e mais de 2 vezes maior que a América Latina. Já o Brasil, olhando somente para nossos vizinhos, representa quase 50% desse mercado. Países como México e Argentina possuem, respectivamente 15% e 3% aproximadamente.

Quando olhamos para mercados mais maduros como o americano, vemos que um projeto de comércio eletrônico pode envolver: a plataforma de comércio eletrônico, um fornecedor exclusivo de checkout, um de meio de pagamento, outro de busca e um de recomendação. Pelo lado de negócios, existe a figura do consultor de implementação, a agência de criação visual, a empresa de desenvolvimento e a agência de mídia! Provavelmente você já perdeu a conta, mas foram 9 fornecedores. Essa especialização é normal pela maturidade.

Quer contratar a VTEX? Fale com um especialista.

Agora se olharmos por exemplo o mercado Argentino, nos deparamos com um cenário bastante parecido. Claro que não haverá a contratação de 9 fornecedores pois não há maturidade para isso. As empresas estão acostumadas a ter um fornecedor da plataforma, o parceiro de tecnológico, e uma agência, o parceiro de negócios pelo menos.

Aqui no Brasil, devido ao histórico e cultura do nosso mercado, o natural é a contratação de apenas um fornecedor. Ele será responsável por desenvolver e manter o sistema de comércio eletrônico, criar e implantar o layout e também prestar todo o suporte de negócios necessário. Em uma visão míope, esse pode parecer uma excelente opção. Mas será que então os mercados mais avançados estão errados e nós certos ou há algo que não fica tão evidente em um primeiro momento?

Portanto, aqui vão alguns pontos de vantagem que você pode não notar imediatamente mas que de fato, fazem toda diferença dentro de um projeto de loja virtual:


Criação do layout, implementação e manutenção

Muitos fornecedores da plataforma também são os criadores do layout, responsáveis por sua implementação e possíveis alterações ao longo do tempo. Você pode pensar até “ah, mas isso é ótimo pois o mesmo fornecedor fará tudo”. Porém, isso pode ser o início do seu maior pesadelo, por dois fatores:

a) O fornecedor de tecnologia não é especializado em usabilidade e design focado em vendas. Se fosse, ele seria uma agência e não uma plataforma de comércio eletrônico correto? Além disso, imagine um fornecedor com 1000 lojas virtuais. Será que ele conseguirá dar foco na sua loja?  

Agora imagine se dessas 1000 lojas virtuais, 20% resolverem realizar alguma modificação em suas lojas. Serão 200 lojas solicitando alterações. Imagine o tempo de resposta que esse fornecedor terá. 

b) Real capacidade de uma agência em desenvolver e implementar o layout 100% customizado para a sua loja. Como muitos softwares não permitem a customização integral, eles preferem se responsabilizar por esse desenvolvimento para controlar como o layout da loja ficará.

 

Portanto, fique atento ao desenvolvimento, implementação e manutenção do front-end (layout) da loja. Você pode acabar se frustando com a capacidade de desenvolvimento e a velocidade de respostas.

Suporte de negócios

a) O suporte de negócios talvez seja um dos pontos mais incomuns no Brasil, mas muito difundido ao redor do mundo. O fornecedor de tecnologia capacita diversos parceiros de negócios para que eles tenham conhecimento pleno na plataforma para prestar esse tipo de serviço. Como é responsabilidade dos parceiros de implementação todo o desenvolvimento do projeto e também definição estratégica, ninguem melhor para fazer o suporte de negócios no dia-a-dia da operação.

Retomamos novamente ao exemplo de um fornecedor trabalhando com 1000 lojas virtuais. Imagine se todos os clientes abrirem 1 chamado por dia. O fornecedor terá um volume absurdo de dúvidas e perguntas. Ele não terá bom tempo de resposta, é normal! Agora, quando existem parceiros prestando esse serviço, nenhuma empresa centraliza os chamados.

A VTEX, uma das principais empresas de tecnologia para loja virtual do mundo, adota o modelo de parceiros para prestação do serviço do suporte de negócios. Desde da adoção dessa prática, os tempos de resposta diminuiram e o nível de satisfação aumentaram. Portanto, revise seus conceitos e busque parceiros especializados e com certeza seu projeto terá melhores resultados.

Para conhecer os parceiros de negócios que trabalham com a VTEX, acesse o link para encontrá-los.

6-erros-de-migração-de-plataforma-de-loja-virtual