Os 4 principais erros dos programas de fidelidade no e-commerce

"Crocodilo que dorme vira bolsa", já dizia a sabedoria popular. Esse ditado poderia muito bem ser um lembrete se você tiver um negócio, especialmente se o seu negócio estiver na internet. Afinal, na atualidade, você não pode confiar que seu negócio vá bem apenas investindo na publicidade de sua loja.

Esperar que um cliente volte só porque você vendeu um bom serviço ou um bom produto é o primeiro erro que a maioria dos comércios eletrônicos comete.  Então, se você quer se diferenciar e implantar um programa de fidelidade para reter clientes e atrair novos você está lendo o conteúdo certo.

Executar um bom programa de fidelidade não é difícil, porém é importante não cometer alguns erros comuns. Listamos abaixo 4 dicas para ajudar você a identificar quais são esses erros e também mostramos contamos como evitá-los e revertê-los.

Erro 1: Não dar importância à comunicação do programa de fidelidade

De fato, praticamente todos os clientes ficarão encantados de serem presenteados com algo. O problema é quando eles nem sabem sobre essa possibilidade. Por isso, é fundamental a comunicação do programa, que deve ter visibilidade e ser anunciada de todas as formas possíveis.

É necessário que todas as pessoas que entram em sua loja – ou as que não entram mas passam pela vitrine – saibam que você está oferecendo algo extra.


Erro 2:  Que as regras não estejam claras

Os famosos termos e condições devem estar bem definidos. Tudo tem que  estar escrito e as pessoas  responsáveis por se relacionar com o público devem tê-los bem claro, uma vez que os clientes podem ter alguma dúvida ou consulta para fazer e precisam receber respostas claras e corretas. 


Erro 3: Não incentivar o uso dos pontos

Os usuários tendem a acumular pontos porque pensam em um prêmio maior, ou simplesmente, porque se esquecem que os têm.  Mas, para sua empresa, é conveniente que eles resgatem seus pontos, de modo a acessar seu e-commerce e produtos com certa regularidade, permitindo assim um programa de fidelização vivo.

Não pense que se os clientes não resgatarem os pontos, você estará economizando um prêmio. O que ocorre na realidade é que você terá um cliente menos satisfeito. Se o incentivar a usar os pontos, ele vai continuar comprando para somar mais e você obterá maior rentabilidade.

Cada vez que ele aproveita esse prêmio, vai lembrar onde obteve. A relação entre cliente e empresa se fortalece. Por isso, certamente, vai comprar da sua loja de novo.


Erro 4: Não investir o suficiente em prêmios

Você não precisa gastar uma fortuna, mas precisa se dedicar para selecionar prêmios interessantes. Você sabe do que seus clientes gostam. Tenha certeza de como agradá-los.

 

Quer contratar a VTEX? Fale com um especialista.

 

Guia definitivo do sucesso no e-commerce