"I am considering sending some of global IT team to 'intern' at VTEX, to learn cloud processes"

Mike Heim
CIO Global da Whirpool
Números desse case
79 dias
tempo de migração integrada com SAP
6 Países
com operação online
14 Lojas
migradas com sucesso

VTEX vira referência global em cloud
e-commerce software com a Whirlpool

Grandes CIO's escolhem Cloud Software

VTEX é citada por Mike Heim, CIO global da Whirlpool (considerado um dos melhores CIO’s do mundo), como caso em diversas publicações internacionais. O sucesso de migração das cinco lojas (Brastemp, CompraCerta, Consul, Bblend e kitchenaid) em menos de cinco meses, sem atrasos e custos adicionais e com melhoria substancial em todas as métricas fez com que a VTEX fosse considerada um grande caso de sucesso. Veja algumas das citações de Mike Heim sobre a VTEX:

1) Reportagem “CIOs Share Must-Have Cloud Skills”

“At Whirlpool, CIO Michael Heim is considering sending some of his IT team to “intern” at VTEX, to learn cloud processes. Whirlpool is implementing an ecommerce suite from Brazil-based VTEX for Latin America, its biggest e-commerce market. In addition to accelerating the team’s development, it’s also a good way to build a healthy relationship between the two companies, Heim says.” Leia a matéria completa.

Escrito por: Ann Bednarz // Publicado em: CIO.com

2) Entrevista “16 Giants in the Cloud”

“Whirlpool’s pursuit on the cloud is part of the strategy to become more competitive and to become nimble. Whirlpool’s major cloud projects involve moving to Google apps, implementing VTEX, and deploying ServiceNow IT service management software.” Leia a matéria completa.

Escrito por: Kristin Chloe Pascual // Publicado em: MEC – ICT Blog

3) Reportagem “State of the CIO 2014: The Great Schism”

“Traditional cost-center CIOs turn their gazes inward, our research shows. They fine-tune IT operations, deploy new systems and control IT costs. They may work as many hours as leading CIOs, but they tend to get fewer results, less success and lower salaries. Thriving CIOs behave quite differently. They focus externally and meet with customers. They make friends in the C-suite. They keep IT credibility high across the organization. Our story highlights some compelling examples of CIOs who exemplify that kind of business leadership at companies such as Boston Scientific, CUNA Mutual Group, GAF and Whirlpool.” Leia a matéria completa.

Escrito por: Maryfran Johnson // Publicado em: CIO.com

4) Reportagem “How Giant Companies see the cloud”

“People worry about security and risk. But you improve security and de-risk your environment with Cloud Software “Whirlpool’s pursuit on the cloud is part of the strategy to become more competitive and to become nimble. Whirlpool’s major cloud projects involve moving to Google apps, implementing VTEX, and deploying ServiceNow IT service management software.” Leia a matéria completa.

Escrito por: Ann Bednarz // Publicado em: Network World

5) Entrevista “Whirlpool CIO moves 69,000 global employees to Google Apps”

What was the biggest challenge you faced as the new CIO? I found that this is a global business, but it’s run very regionally. And the IT operating model that was in place when I arrived, it was very central and it wasn’t as responsive as it needed to be. So aligning the IT model to the business model so we’re appropriately responsive was the biggest challenge. The way I approached that, I went out and met people in the regions and looked at our products in showrooms and factories. The products are very different in different regions, so we needed more agile operations than we could drive with a highly centralized IT model. So we’re creating a much more business-focused IT model.

Can you summarize your objective as CIO at Whirlpool? It’s driving business value through our IT investments. Every dollar you spend on IT is an internal investment in your business and ensuring that those drive value in the business is crucial.” Leia a matéria completa.

Escrito por: Mary K. Pratt // Publicado em: Computer World

Entrevista com Renata Marques

CIO da Whirlpool Brasil concorda com Mike Heim

Como é para uma CIO ter escolhido um sistema de tamanha importância no modelo Software como Serviço (SaaS)? Foi uma escolha muito alinhada com o modelo do novo TI da Whirlpool, entregando soluções inovadoras com mais agilidade, através de parceiros especialistas no assunto.

Como é conviver no dia a dia com um sistema SaaS? No início sempre surge um desconforto, pois parte do controle fica fora da empresa, mas depois que a relação de confiança e a estabilidade do sistema é atingida, tudo fica muito mais tranquilo. Descobrimos que SaaS não é só mais veloz mas também mais seguro, estável e escalável.

O que o modelo SaaS traz de benefício em relação ao modelo anterior? na visão custo, na visão estratégica e na visão operacional. Os benefícios vão desde a redução no tempo de execução do projeto, como a escalabilidade e flexibilidade que a solução traz. Quando se analisa o aspecto de custo de manutenção operacional, também percebo muita vantagem. Reduziu significativamente o custo de manutenção. No modelo antigo o leadtime para implementar uma nova funcionalidade, desde a preparação da infra-estrutura, desenvolvimento, testes até a implementação em produção, demandavam muitos recursos da empresa e não era executado de maneira frequente. Hoje as mudanças acontecem de forma contínua, não existe a preocupação em aquisição e preparação de infraestrutura e a quantidade de recursos internos consumidos no processo é muito menor. Conseguimos dedicar nossos profissionais de TI a fazer as tarefas que realmente agregam ao negócio Estrategicamente este é o futuro para ganhar agilidade. Ter uma área de TI orientada ao negócios é mandatário.

“Descobrimos que SaaS não é só mais veloz mas também mais seguro, estável e escalável.”

Renata Marques, CIO da Whirlpool Brasil

Qual característica destacaria na VTEX? A VTEX também oferece um grande diferencial em gestão de métricas, ajudando o negócio a entender o comportamento do consumidor e tomando decisões que trazem vantagens competitivas.

O que acha que a VTEX deve melhorar? Não sei se este aspecto evoluiu, mas da última vez que conversamos, existia uma insegurança em relação ao risco de saída de alguns talentos. Muito importante manter as mentes brilhantes “clonadas” reduzindo o impacto e gerenciando o risco, caso pessoas-chave deixem a organização. Sem dúvida a empresa está crescendo e gestão de recursos humanos e conhecimento é uma área chave.

Pretende fazer novos projetos com a VTEX? Sim. Considero a VTEX um grande parceiro. Conforme o Mike falou a implantação da plataforma VTEX no nosso maior mercado de e-commerce (Latam) é um dos mais importantes projetos de IT da Whirlpool.

Algumas vertentes de IT dizem que grandes empresas não devem contratar empresas SaaS. A Whirlpool está quebrando estes paradigmas. Por que? O que a Whirlpool viu que as demais empresas grandes ainda não viram? Existe a falsa impressão de que contratar SaaS ou hospedar nossos sistemas/ dados na nuvem gera um risco de segurança, quando na realidade, para manter um padrão de segurança adotado por empresas reconhecidas e especializadas no tema, teríamos que investir rios de dinheiro para atingir o mesmo patamar de segurança. Esta é a tendência e as empresas para se manterem competitivas, devem ter agilidade para mudar, e sem parceria a manobra de mudança fica muito mais lenta.

Com o sistema da VTEX qual passou a ser o papel da área de TI no negocio e e-commerce? Compare com o papel anterior do TI com sistema proprietário. O Papel de IT foi mais de gestão de contrato e geração de dados de BI para ajudar na gestão do negócio, entendendo mais a fundo os requerimentos, discutindo funcionalidades relevantes, garantindo a integração do sistema de e-commerce com os sistemas transacionais da empresa, monitorando disponibilidade e coordenando as diversas áreas envolvidas. Se compararmos com o modelo antigo, cortamos etapas no processo como: Definição de arquitetura da solução, compra de hardware, customização, testes intensivos de cada funcionalidade, serviços de suporte e monitoramento. As etapas de integração com processos transacionais, desenvolvimento, testes etc ainda continuam existindo.

Que mensagem você deixaria para todos os funcionários da VTEX? Vocês realmente fazem a diferença. São focados em inovação, estão pensando sempre a frente, acompanham tendências, tem paixão pelo que fazem. Um time realmente diferenciado! Parabéns e Obrigada pela parceria.

Que mensagem você deixaria para as empresas que estão avaliando VTEX e não se decidiram ainda? Eu diria a eles para serem transparentes em relação aos seus pontos de preocupação ou desconforto. Apenas desta forma, a VTEX poderá ajudá-los a esclarecer como pode endereçar imediatamente ou no futuro, cada um deles e assim tomarão uma decisão consciente de poderão gerenciar eventuais riscos.

Tecnologias de maior impacto
Algumas das ferramentas que fizeram a diferença
VTEX OMS
Com o aumento expressivo no número de pedidos, o gerenciamento desse volume novo foi facilidato pelo OMS. Com ele é possível visualizar o fluxo detalhado de cada pedido e acompanhar todas as interações com a linha do tempo.
SmartCheckout
O principal game changer foi o SmartCheckout, tecnologia patenteada de fechamento de compra sem senha e sem cadastro. Esse processo é totalmente seguro e conta com o armazenamento de cartão com certificação PCI DSS - o que aumenta a taxa de recompra.
Cloud Infrastructure
O crescimento de vendas veio acompanhado do crescimento de acessos. O modelo de software como serviço (SaaS), com uma aplicação de código base único (SCB), oferece uma estrutura que garante alto desempenho com segurança e escalabilidade.

Quer contratar a VTEX?

Clique no botão abaixo e preencha nosso formulário para receber o contato de um
de nossos especialistas em e-commerce!
Fale com um especialista VTEX
VTEX-CTA-Especialista.jpg
VTEX - Case - Fravega

Frávega inova com a nova funcionalidade de "Pick Up Store"

Uma das maiores varejistas da Argentina cresceu sua conversão em 45% com a plataforma VTEX

Continue lendo
schumann.png

Schumann aumenta o tráfego em 20%

Sem gastar com marketing e divulgação, a varejista conseguiu ótimos resultados já nos primeiros dias de operação

Continue lendo
whirlpool.png

VTEX vira referência global em cloud e-commerce software com a Whirlpool

Hoje a operação de e-commerce da empresa está em 6 países

Continue lendo
megamamute.png

MegaMamute: uma migração em 40 dias

Veja como a plataforma VTEX conseguiu adiantar o cronograma e entregar o projeto antes do esperado. 

Continue lendo
mambo-3.png

Mambo inova e entra no ramo de  e-commerce com a VTEX

Loja virtual do supermercado atingiu um crescimento de 350% logo no início da sua operação online.  

Continue lendo
shopfacil.png

Aumento de conversão em 700% após migração para plataforma 

A migração permitiu que o marketplace conseguisse se integrar com novos sellers de maneira muito mais rápida.

Continue lendo
sony.png

PLATAFORMA DE E-COMMERCE DEVE AJUDAR NO AUMENTO DA RENTABILIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Seis meses pós o lançamento da plataforma VTEX, a Sony América Latina viu sua taxa de conversão aumentar.

Continue lendo

honeybe-logo.png

 PLATAFORMA DE E-COMMERCE POSSIBILITOU O CRESCIMENTO DO NEGÓCIO DA HONEYBE

Após implementação da VTEX, a Honey Be saltou de cerca de 800 pedidos mês para quase 12.000. Também tiveram uma taxa de conversão ampliada em mais de 300%

Continue lendo

rika.png

RIKA COMICS CONSEGUE AUMENTO DE 323% DA SUA RECEITA 

A loja de revistas em quadrinhos, com mais de 140.000 SKU’s em estoque, encontrou na VTEX a plataforma de e-commerce de alta performance que buscava

Continue lendo

farma22-1.png

FARMA 22 REGISTRA UM AMUMENTO DE 448% NO FATURAMENTO EM 3 MESES

A taxa de conversão decolou, crescendo 145%. Logo em 3 meses, o faturamento já tinha aumentado em quase 450%.

Continue lendo

cristalle.png

CRISTALLE PRESENTES MIGRA PARA A VTEX E AUMENTA 970% NAS VISITAS ORGÂNICAS

A liberdade de criação do CMS e tecnologia de ponta da plataforma VTEX foram fundamentais para o sucesso do projeto de migração.

Continue lendo

bossa.png

EM TEMPO RECORDE BOSSA ESMALTES MIGRA PARA A VTEX

Ao explicar a situação que estávamos passando, a Agência E-Plus abraçou a causa e em tempo recorde, de 7 dias, migrou nosso e-commerce para a melhor plataforma que poderíamos estar, a VTEX.

Continue lendo