"Em quatro meses já tínhamos um e-commerce pronto. Depois de lançar este site, nós tivemos lançamentos a cada duas a três semanas para o resto dos países"

Gabriel Cabrera
Números desse case
   Loja de Colaboradores
       Televendas     B2C
7 países
com implantação
+ ROI
e retorno

VTEX E SONY: PLATAFORMA DE E-COMMERCE DEVE AJUDAR NO AUMENTO DA RENTABILIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

 

Agilidade no time-to-market, expansão global, mobile-friendly, escabalibidade, facilidade para integração, capacidades omnichannel e baixo custo de propriedade. Estes são atributos de uma plataforma de e-commerce moderna e bem-sucedida – e são todas expressões que qualquer varejista que tenha passado por um projeto recente de replatforming conhece bem. Porém, muitos ainda operam em sistemas antigos que não são capazes de oferecer as vantagens associadas a plataformas mais recentes, baseadas em nuvem.

Vice-presidente de desenvolvimento de negócios para a América do Norte da VTEX, empresa provedora de plataforma SaaS baseada na nuvem, Alexandre Soncini diz que com o avanço das tecnologias e a mudança de comportamento do consumidor, as plataformas mais antigas já não são suficientes. “Muitas das plataformas atuais possuem lojas online ultrapassadas que não são passíveis de atualização. Essas plataformas carecem de recursos para atender as demandas atuais dos clientes, além de ter um alto custo total de propriedade”, conta o executivo.

De acordo com Soncini, varejistas experientes e fabricantes de marcas que estão no varejo, e que querem acompanhar as demandas dos clientes estão à procura de soluções de plataforma mais robustas e flexíveis. E mais importante, buscam plataformas que comprovem um sólido retorno sobre o investimento em períodos mais curtos de tempo. Isso é o que o Gabriel Cabrera fez quando ele embarcou em um grande projeto de replatforming.

Como diretor regional da Sony de negócios online na América Latina, Cabrera percebeu que estava difícil de manter a plataforma existente na empresa e que partes dela estavam ultrapassadas no que diz respeito às necessidades dos consumidores. A Sony América Latina queria oferecer aos clientes da região uma maneira simples, segura e eficiente de adquirir produtos Sony em seu site a partir de qualquer dispositivo de acesso. Além disso, a empresa pretendia expandir para outros mercados.

A Sony buscava por uma abordagem mais eficiente para sua plataforma de e-commerce, considerando soluções baseadas na nuvem que permitissem a expansão regional, fossem fáceis de integrar, escalável e de baixo custo. Eles precisavam de tecnologia que utilizasse design responsivo, para que um único site fosse adaptado automaticamente para a tela que o consumidor estivesse utilizando, fosse um computador, smartphone ou tablet.

"Queríamos encontrar mais eficiência do nosso investimento e através de nossa expansão para outros mercados", explica Cabrera, que diz ter encontrado isso na plataforma VTEX. Cabrera acrescenta que a empresa foi capaz de alcançar a sua primeira implementação em tempo recorde. "Em quatro meses já tínhamos um e-commerce pronto. Depois de lançar este site, nós tivemos lançamentos a cada duas a três semanas para o resto dos países", conclui.

 

Primeiros resultados do replatforming do e-commerce

Seis meses pós o lançamento da plataforma VTEX, a Sony América Latina viu sua taxa de conversão aumentar. De acordo com Soncini, isso ocorreu porque a VTEX possui um modelo de negócio que permite que as marcas e varejistas foquem em seus negócios, além de fornecer uma plataforma atualizada que evolui no mesmo ritmo das expectativas dos consumidores. “Com um custo recorrente mais baixo, nós oferecemos uma solução atualizada que proporciona um diferencial competitivo para nossos clientes com atualizações em uma base diária”, explica Soncini.

Na verdade, a VTEX proporciona uma média de 645 atualizações por mês; seus clientes experienciam, em média, um aumento de 54% na taxa de conversão; e seu time-to-market é de cerca de 103 dias. A empresa provê serviços para mais de 700 varejistas – incluindo grandes marcas como Whirlpool, Calvin Klein, Nokia e Disney – e suporta 1500 lojas online em 15 países, utilizando uma plataforma baseada em nuvem multitenant. 

“Independente do tipo de plataforma que você quer para sua estratégia de replatforming, é muito importante anailizar a longo termo se essa solução estará preparada para te impulsionar ao invés de retê-lo”, explica Soncini. “Nossa solução end-to-end inclui todas as capacidades que permite nossos clientes aumentar a taxa de conversão, satisfação do consumidor e, no final do dia, sua rentabilidade”.

 

Alexandre Soncini

Gerente Geral da VTEX da América do Norte

Tecnologias de maior impacto
Algumas das ferramentas que fizeram a diferença
VTEX OMS
Com o aumento expressivo no número de pedidos, o gerenciamento desse volume novo foi facilidato pelo OMS. Com ele é possível visualizar o fluxo detalhado de cada pedido e acompanhar todas as interações com a linha do tempo.
SmartCheckout
O principal game changer foi o SmartCheckout, tecnologia patenteada de fechamento de compra sem senha e sem cadastro. Esse processo é totalmente seguro e conta com o armazenamento de cartão com certificação PCI DSS - o que aumenta a taxa de recompra.
Cloud Infrastructure
O crescimento de vendas veio acompanhado do crescimento de acessos. O modelo de software como serviço (SaaS), com uma aplicação de código base único (SCB), oferece uma estrutura que garante alto desempenho com segurança e escalabilidade.

Quer contratar a VTEX?

Clique no botão abaixo e preencha nosso formulário para receber o contato de um
de nossos especialistas em e-commerce!
 
Fale com um especialista VTEX
VTEX-CTA-Especialista.jpg
VTEX - Case - Fravega

Frávega inova com a nova funcionalidade de "Pick Up Store"

Uma das maiores varejistas da Argentina cresceu sua conversão em 45% com a plataforma VTEX

Continue lendo
schumann.png

Schumann aumenta o tráfego em 20%

Sem gastar com marketing e divulgação, a varejista conseguiu ótimos resultados já nos primeiros dias de operação

Continue lendo
whirlpool.png

VTEX vira referência global em cloud e-commerce software com a Whirlpool

Hoje a operação de e-commerce da empresa está em 6 países

Continue lendo
megamamute.png

MegaMamute: uma migração em 40 dias

Veja como a plataforma VTEX conseguiu adiantar o cronograma e entregar o projeto antes do esperado. 

Continue lendo
mambo-3.png

Mambo inova e entra no ramo de  e-commerce com a VTEX

Loja virtual do supermercado atingiu um crescimento de 350% logo no início da sua operação online.  

Continue lendo
shopfacil.png

Aumento de conversão em 700% após migração para plataforma 

A migração permitiu que o marketplace conseguisse se integrar com novos sellers de maneira muito mais rápida.

Continue lendo
sony.png

PLATAFORMA DE E-COMMERCE DEVE AJUDAR NO AUMENTO DA RENTABILIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Seis meses pós o lançamento da plataforma VTEX, a Sony América Latina viu sua taxa de conversão aumentar.

Continue lendo

honeybe-logo.png

 PLATAFORMA DE E-COMMERCE POSSIBILITOU O CRESCIMENTO DO NEGÓCIO DA HONEYBE

Após implementação da VTEX, a Honey Be saltou de cerca de 800 pedidos mês para quase 12.000. Também tiveram uma taxa de conversão ampliada em mais de 300%

Continue lendo

rika.png

RIKA COMICS CONSEGUE AUMENTO DE 323% DA SUA RECEITA 

A loja de revistas em quadrinhos, com mais de 140.000 SKU’s em estoque, encontrou na VTEX a plataforma de e-commerce de alta performance que buscava

Continue lendo

farma22-1.png

FARMA 22 REGISTRA UM AMUMENTO DE 448% NO FATURAMENTO EM 3 MESES

A taxa de conversão decolou, crescendo 145%. Logo em 3 meses, o faturamento já tinha aumentado em quase 450%.

Continue lendo

cristalle.png

CRISTALLE PRESENTES MIGRA PARA A VTEX E AUMENTA 970% NAS VISITAS ORGÂNICAS

A liberdade de criação do CMS e tecnologia de ponta da plataforma VTEX foram fundamentais para o sucesso do projeto de migração.

Continue lendo

bossa.png

EM TEMPO RECORDE BOSSA ESMALTES MIGRA PARA A VTEX

Ao explicar a situação que estávamos passando, a Agência E-Plus abraçou a causa e em tempo recorde, de 7 dias, migrou nosso e-commerce para a melhor plataforma que poderíamos estar, a VTEX.

Continue lendo