"Em outros países já se tornou costume realizar as compras de supermercado semanais ou mensais utilizando as lojas virtuais. Queremos que os clientes experimentem o novo serviço"

André Nassar
Diretor de Negócios do Grupo Mambo Giga Brasil (MGB), que controla as bandeiras Supermercado Mambo e o Giga Atacado.
Números desse case
10 mil
itens oferecidos ao consumidor na loja online
350%
crescimento do primeiro para o segundo mês
30 horas
tempo médio de entrega das compras

Mambo inova e entra no ramo de e-commerce

Loja virtual do supermercadista de São Paulo se destaca pela entrega rápida de alimentos frescos com a mesma qualidade oferecida pelas unidades físicas

Atenta às tendências do mercado e ao novo perfil do consumidor, que está buscando mais praticidade, conveniência, agilidade no atendimento e estilo de vida mais saudável, a rede Supermercados Mambo, estabelecida há 33 anos na cidade, abriu uma filial na internet. Com a proposta de ser um dos melhores e-commerce de grocery do Brasil, a nova loja virtual se destaca pela sua capacidade de efetuar entregas rápidas, principalmente de alimentos frescos fornecidos com a mesma qualidade oferecida aos que passam pelas seis unidades físicas da cadeia, espalhadas pela capital paulista, e a franquia no modelo Express, situada em Barueri (SP).

Desenhada com a plataforma de e-commerce da VTEX, a loja virtual do Mambo é uma das mais modernas do Brasil, concebida com tecnologias avançadas para atender os clientes com inovação e facilitar o seu dia a dia. O supermercado online já nasceu pronto para interagir com os consumidores pelas redes sociais e ser acessado pelos dispositivos móveis.

Um aplicativo desenvolvido para iOS da Apple e Android coloca o Mambo.com ao alcance dos smartphones e tablets.

"O paulistano tem um dia a dia muito corrido. Diante dessa realidade, elaboramos ferramentas que, além de serem totalmente seguras, ‘otimizam’ o tempo dos clientes, permitindo que a compra seja realizada em qualquer lugar ou a qualquer hora do dia", explica André Nassar, diretor de Negócios do Grupo Mambo Giga Brasil (MGB), que controla as bandeiras Supermercados Mambo e o Giga Atacado.

Pelo smartphone, o consumidor pode fazer compras de supermercado enquanto aguarda um compromisso na espera de uma consulta, por exemplo. "Investimos muito para criar plataformas com a qualidade Mambo e nosso intuito é simplificar a rotina e suprir as necessidades dos fregueses", afirma o executivo.

Nassar acredita que o avanço da mobilidade no Brasil dará um grande impulso ao supermercado online. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelam que existem no País mais de 280 milhões de linhas móveis ativas. "Hoje cada celular pode se transformar em uma loja Mambo", diz ele.

Mambo.png

Experiência do cliente

O Mambo.com foi criado para conquistar a clientela com entregas rápidas de alimentos frescos e congelados, no prazo de até 24 horas. Para vencer o desafio da venda de produtos perecíveis pela internet, a loja virtual funciona integrada com a rede física, o que possibilita compartilhar estoque e sistema de distribuição da cadeia varejista já existente.

Para Alexandre Soncini, vice-presidente da VTEX, essa estratégia é um dos grandes diferenciais do e-commerce do Mambo. "Hoje a maioria das lojas online de grandes varejistas funciona com um centro de distribuição separado. Os negócios no contexto 'fresh' exigem entregas rápidas e uma boa logística", ressalta o executivo.

A sinergia com offline permite ao e-commerce do Mambo colocando à disposição dos compradores online cerca de mais de 10 mil itens oferecidos pelo supermercadista.

“Tivemos muito cuidado com os detalhes, tudo para oferecer o melhor serviço aos nossos consumidores. Os produtos são separados de acordo com suas categorias, embalados e transportados com todo cuidado”, garante Nassar.

"Em outros países já se tornou costume realizar as compras de supermercado semanais ou mensais utilizando as lojas virtuais. Queremos que os clientes experimentem o novo serviço", diz o executivo.

Com esse objetivo, o varejista criou campanhas, oferecendo cupons de descontos para seduzir clientes da rede física a comprar também pelo online. 

Oportunidade de negócios

Nassar avalia que a participação das vendas online ainda representa um percentual pequeno comparado os resultados das unidades físicas, mas aposta no crescimento desse negócio por causa do aumento da maturidade do varejo virtual no Brasil. Dados da consultoria e-Bit apontam que o comércio eletrônico movimentou R$ 35,8 bilhões no Brasil em 2014, com crescimento de 17%, em relação a 2013.

"Estamos entrando no varejo online de alimentos não por escolha, mas por necessidade", argumenta o executivo, dizendo que o Mambo não pode ficar fora desse negócio. Ele considera que o Brasil está mais preparado para compras de supermercado pela internet por uma série de fatores. Entre os quais menciona a disseminação das redes de banda larga e a locomotiva da mobilidade.

Tecnologias de maior impacto
Algumas das ferramentas que fizeram a diferença
VTEX Catalog
A diversidade de produtos que compõem o catálogo  requeria uma ferramenta que permitisse um cadastro único e completo, configurável de acordo com os atributos de cada sku.
VTEX Pricing
É o modulo de promoções mais completo do mercado, com mais de 2000 diferentes combinações de cenários de descontos. Destacam-se: Kits e combos.; Desconto progressivo; Desconto por perfil de cliente (cluster); Origem da visita ou navegação; Cupons e vale compras; Segmentação de promoções por produtos, categorias e marcas.
SmartCheckout
Inovador e exclusivo processo de compra, patenteado globalmente pela VTEX. OnePage Checkout permite que todo o processo de finalização de compra em uma única página. Com o Guest Checkout não há necessidade de login e senha para compras e recompras.

Quer contratar a VTEX?

Clique no botão abaixo e preencha nosso formulário para receber o contato de um
de nossos especialistas em e-commerce!
 
Fale com um especialista VTEX
VTEX-CTA-Especialista.jpg
VTEX - Case - Fravega

Frávega inova com a nova funcionalidade de "Pick Up Store"

Uma das maiores varejistas da Argentina cresceu sua conversão em 45% com a plataforma VTEX

Continue lendo
schumann.png

Schumann aumenta o tráfego em 20%

Sem gastar com marketing e divulgação, a varejista conseguiu ótimos resultados já nos primeiros dias de operação

Continue lendo
whirlpool.png

VTEX vira referência global em cloud e-commerce software com a Whirlpool

Hoje a operação de e-commerce da empresa está em 6 países

Continue lendo
megamamute.png

MegaMamute: uma migração em 40 dias

Veja como a plataforma VTEX conseguiu adiantar o cronograma e entregar o projeto antes do esperado. 

Continue lendo
mambo-3.png

Mambo inova e entra no ramo de  e-commerce com a VTEX

Loja virtual do supermercado atingiu um crescimento de 350% logo no início da sua operação online.  

Continue lendo
shopfacil.png

Aumento de conversão em 700% após migração para plataforma 

A migração permitiu que o marketplace conseguisse se integrar com novos sellers de maneira muito mais rápida.

Continue lendo
sony.png

PLATAFORMA DE E-COMMERCE DEVE AJUDAR NO AUMENTO DA RENTABILIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Seis meses pós o lançamento da plataforma VTEX, a Sony América Latina viu sua taxa de conversão aumentar.

Continue lendo

honeybe-logo.png

 PLATAFORMA DE E-COMMERCE POSSIBILITOU O CRESCIMENTO DO NEGÓCIO DA HONEYBE

Após implementação da VTEX, a Honey Be saltou de cerca de 800 pedidos mês para quase 12.000. Também tiveram uma taxa de conversão ampliada em mais de 300%

Continue lendo

rika.png

RIKA COMICS CONSEGUE AUMENTO DE 323% DA SUA RECEITA 

A loja de revistas em quadrinhos, com mais de 140.000 SKU’s em estoque, encontrou na VTEX a plataforma de e-commerce de alta performance que buscava

Continue lendo

farma22-1.png

FARMA 22 REGISTRA UM AMUMENTO DE 448% NO FATURAMENTO EM 3 MESES

A taxa de conversão decolou, crescendo 145%. Logo em 3 meses, o faturamento já tinha aumentado em quase 450%.

Continue lendo

cristalle.png

CRISTALLE PRESENTES MIGRA PARA A VTEX E AUMENTA 970% NAS VISITAS ORGÂNICAS

A liberdade de criação do CMS e tecnologia de ponta da plataforma VTEX foram fundamentais para o sucesso do projeto de migração.

Continue lendo

bossa.png

EM TEMPO RECORDE BOSSA ESMALTES MIGRA PARA A VTEX

Ao explicar a situação que estávamos passando, a Agência E-Plus abraçou a causa e em tempo recorde, de 7 dias, migrou nosso e-commerce para a melhor plataforma que poderíamos estar, a VTEX.

Continue lendo