A importância do marketing de conteúdo no seu e-commerce

Fazer da sua loja virtual mais do que um local de compra. Esse é o objetivo do marketing de conteúdo. Muitas vezes, os consumidores precisam de outros motivos para visitar seu site que não apenas o apelo do produto. Um conteúdo bem feito, com informações relevantes transforma seu site em referência.

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

Por informação relevante queremos dizer dicas, comentários, reviews, estudos, textos descritivos e explicativos de produtos e categorias e, por que não, imagens e vídeos. Enfim, tudo que possa dar mais subsídios para o consumidor se sentir seguro com sua compra, e assegurar que sua loja tem conhecimento sobre o que vende e lá ele encontra informação de qualidade sobre o que busca.

Existem casos de lojas virtuais que são verdadeiros portais de conteúdo e referência nos segmentos em que atuam. Um bom conteúdo gera credibilidade e isso é um enorme diferencial para gerar conversão, inclusive em termos de SEO.

Quais os benefícios de investir em marketing de conteúdo no seu e-commerce?

Embora os benefícios sejam claros, ter um bom marketing de conteúdo não é uma prática comum no mercado. Claro, é preciso curadoria para oferecer um conteúdo bem trabalhado, seja optar por investir num parceiro que ofereça conteúdo ou numa equipe interna focada nisso.

Tudo deve começar já na fase do projeto, quando o conteúdo mais básico, seja a descrição de um produto ou categoria, deve estar vislumbrado. Infelizmente, não é o que ocorre na maioria dos casos. Muitos projetos já nascem com a data de entrega apertada e assim outras tarefas e demandas acabam assumindo a prioridade. Mas à medida que o catálogo do site aumenta, cresce junto o volume de informação, e se antes não dava tempo, imagina agora? Vira uma bola de neve. Por isso, frisamos que o marketing de conteúdo deve ser contemplado desde o início.

A importância da escolha de uma boa plataforma de e-commerce

E, é claro, que contar com uma plataforma de e-commerce com funcionalidades específicas para ajudar na administração do conteúdo é muito importante nesse momento. A VTEX, por exemplo, possui um CMS (do inglês Content Management System, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) próprio, onde é possível realizar diversas estratégias, como por meio do sistema de catálogo e categorização, determinar os campos e atributos para cada um dos níveis de categorias e produtos.

Essa ferramenta é usada para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo, seja imagens, áudios, vídeos ou textos, de forma consistente e permitir que ele seja modificado, removido e adicionado com facilidade. Com isso, é possível criar uma estrutura de conteúdo de produtos rica para melhorar o SEO - importante ressaltar que boas práticas de conteúdo são fundamentais para deixar sua loja virtual bem posicionada nas buscas orgânicas.

Ainda no quesito de gerenciamento de conteúdo, a VTEX possui outras ferramentas que atuam como aliadas:

  • a solução própria de review que permite que os clientes comentem sobre o produto, aumentando o conteúdo exclusivo;

  • uma solução de comentários internos, usada para criar textos (no caso de lojas de vinhos, especialistas podem realizar comentários para um determinado rótulo);

  • e a funcionalidade de compartilhamento em redes sociais, que envia comentários do produto automaticamente para o Facebook.

Em tempos em que tudo pode ser comprado pela internet, contar com um conteúdo de qualidade que apoie o consumidor no momento de sua compra é vital para garantir o sucesso do seu e-commerce. Então, mãos à obra!

Guia definitivo do sucesso no e-commerce