7 motivos para contratar uma plataforma de e-commerce SaaS

Recente estudo da Forrester analisou o TCO (total cost of ownership, ou custo total de propriedade) de soluções tecnológicas em projetos de ecommerce. A principal conclusão do estudo foi o alto custo para se apropriar de uma plataforma de ecommerce, pelos seus custos diretos e indiretos.

Esse pode ser um dos fatores que justificam o crescimento pela busca de software como serviço, ou seja, plataformas de e-commerce nas quais a loja virtual não é proprietária do código fonte, segundo a Forbes.

A explicação é que o TCO de operações On-Premises, no qual a empresa detém a posse da plataforma de e-commerce, tem sido uma questão desafiadora. Em outras palavras, o custo imaginado no momento da compra do código on-premises acaba aumentando no desenrolar do projeto devido a outros custos envolvidos.

Consequência: metade das operações de e-commerce estudada pela Forrester revelou que o custo da posse da plataforma é mais alto, ou muito mais alto, do que haviam previsto.

Os custos reais de sustentar uma plataforma de e-commerce, seja o desenvolvimento interno ou a compra de um código é substancial, e, na média, os varejistas digitais pesquisados pela Forrester gastam 7% de sua receita on-line para deter a posse de uma plataforma - no Brasil, esse número chega a 9%.

 

Essa questão desafiadora explica porque tantos varejistas digitais têm abraçado modelos de software como serviço. Inclusive, a consultoria prevê que 40% destes varejistas pesquisados e que hoje se enquadram no modelo On-Premises irão migrar para soluções software como serviço nos próximos anos.

E não é só o fator custo que estimula esta adesão. Outros benefícios de uma plataforma software como serviço entram nessa conta, como alta flexibilidade e capacidade de customização, atualizações frequentes, robustez...

Se você está pensando em aderir a uma solução SaaS para o seu e-commerce, saiba que a VTEX é a única plataforma SaaS da América Latina. Abaixo, reunimos 7 motivos que vão lhe ajudar a tomar essa decisão:

Flexibilidade e capacidade de customização

Mesmo as tecnologias de software como serviço não disponibilizarem o código fonte para o cliente, a evolução dos últimos anos tornou a customização totalmente possível. Hoje, diversas empresas já oferecem módulos onde o lojista pode customizar o sistema mesmo sem acesso ao código fonte;

Não se preocupe com infraestrutura de data center

Toda a responsabilidade e gestão é acordada em contrato com o fornecedor, deixando o lojista livre para trabalhar exclusivamente em sua loja virtual. Como o fornecedor presta o mesmo serviço para diversas lojas, é de se esperar um ganho de escala e de qualidade;

Atualizações diárias de software sem custo de desenvolvimento, instalação ou merge 

Esse é um benefício direto no custo, já que toda atualização é disponibilizada gratuitamente – sem necessidade de desembolso para desenvolvimento, nova instalação ou migração da versão;

Omnichannel

As plataformas software como um serviço, por terem maior capacidade de evolução no médio e longo prazo, já se adaptaram para integrar os canais online e offline. Muitas ferramentas já possibilitam a implementação nativa dessas estratégias.

Segurança nos meios de pagamento

Um dos pontos cruciais é a segurança. Nesse modelo, as plataformas investem pesadamente não só em certificações globais como PCI Compliance, como adotam recorrentemente as melhores práticas de mercado, desenvolvendo novas ferramentas para garantir a segurança no momento do pagamento;

Custo e agilidade

A plataforma software como serviço tem baixo custo comparada ao modelo On-Premises no qual há necessidade de conhecimentos técnicos ou contratação de empresa terceira para atuar no desenvolvimento e manutenção. O time-to-market também é uma vantagem: projetos são entregues entre 60 e 120 dias enquanto em outros modelos, o tempo de lançamento pode ultrapassar 180 dias;

Foco 100% no business

Os fornecedores que devem ter o foco em tecnologia, então deixa esse assunto com eles. Um dos principais diferenciais do modelo software como serviço é manter o lojista com foco em negócios e vendas.

Está pensando em trocar de plataforma? Baixe agora nosso E-Book que aborda os 6 principais erros ao migrar de plataforma.

6-erros-de-migração-de-plataforma-de-loja-virtual