6 Táticas de marketing digital utilizadas pelas maiores lojas virtuais do mundo

Engana-se quem pensa que o marketing digital é uma ferramenta apenas para a divulgação de um produto e aquisição de novos clientes. Essa derivação do marketing pode potencializar as vendas, fidelizar os clientes e ser catalizadora de otimizações para uma loja virtual.

Se você está buscando por formas de estimular e aumentar o marketing digital da sua loja virtual, que tal começar por 6 técnicas utilizadas pelas maiores lojas virtuais do mundo?

Confira táticas para otimizar e incrementar o marketing digital da sua loja virtual!

1 - Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o caminho para gerar confiança entre loja e comprador. Por meio de conteúdos de qualidade que estejam relacionados à loja virtual, você se mostra como especialista no assunto, criando relacionamento com maior credibilidade.

Imagine, por exemplo, que a sua loja virtual venda artigos decorativos.

A criação de conteúdos explicando como decorar diferentes cômodos da casa, ou então, falando sobre o estilo que harmoniza melhor com cada ambiente, engaja e expande sua rede de clientes e potenciais clientes.

Agora, além do produto, você está oferecendo informações relevantes correlacionadas ao item para o seu público-alvo. Você pode usar o marketing de conteúdo através de blogs, e-books, vídeos, infográficos, entre muitos outros.

SEO

Outra forma que os maiores e-commerces do mundo utilizam o marketing de conteúdo, é na ajuda para explorar práticas de SEO.

Do inglês search engine optimization, SEO é a prática conhecida por utilizar um conjunto de técnicas e estratégias específicas que permitem a um site que ele fique bem posicionado, organicamente, em mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

No marketing de conteúdo, o SEO pode ser aplicado através de palavras-chaves, formatação do texto, legenda de imagens e muito mais.

O uso dessas táticas resultam em um melhor posicionamento da sua marca nos mecanismos de busca, criando autoridade e gerando tráfego orgânico para os conteúdos do seu site.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre SEO, leia esse artigo sobre os 7 erros comuns de SEO das lojas virtuais.

 

2 - Mídias Sociais  

As diferentes mídias sociais existentes são cada vez mais utilizadas pelas maiores lojas virtuais do mundo como forma de se aproximar e engajar o cliente em potencial. Independentemente da idade, redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn devem ser trabalhados de maneira criativa para expandir o público-alvo.

As mídias sociais levam o seu produto até pessoas que estejam procurando por ele, potencializando as possibilidades de venda. Além disso, redes sociais oferecem maior interação com o público-alvo.

Essa comunicação verticalizada pode ser utilizada a favor da identidade visual de uma marca ou produto, influenciando na decisão final de um usuário.

Por exemplo, o varejista americano de sapatos e óculos Tom’s é conhecido por doar um par de sapatos para crianças carentes a cada par vendido no site.

A relação com os valores pregados pela loja virtual, por parte dos usuários, rende mais de 1,8 milhões de seguidores no Facebook da marca e mais de 274.000 no Google+. Entre a divulgação da ação na ajuda às crianças necessitadas, há ainda espaço para promover peças novas, atraindo cada vez mais clientes para a marca.

Além disso, você pode utilizar mídias sociais para mensurar as conversões de um conteúdo, envio de newsletter, monitoramento e outros.

 

3 - Retargeting

Também conhecido como remarketing, o retargeting é uma das táticas utilizadas pelas maiores lojas virtuais do mundo para alcançar usuários que visitaram o site, mas não concluíram nenhuma ação.

99% dos clientes que visitam um site pela primeira vez não concluem uma compra, deixando os produtos escolhidos, muitas vezes, abandonados no carrinho. O retargeting permite atingir o cliente em potencial novamente, através de banners, anúncios laterais, etc, de acordo com o perfil de navegação do mesmo.

Marketing-digital-re-marketing-loja-virtual.jpg

Por exemplo, se o usuário faz a pesquisa de dock station para iphone, clica no produto, mas não conclui a compra por alguma razão, através do retargeting é possível exibir anúncios desse mesmo dock station ou de peças relacionadas em outros websites de acordo com o histórico de navegação dessa pessoa.

 

4 - Anúncios de custo por clique

Sabe aqueles anúncios que aparecem em destaque no topo de qualquer pesquisa feita no Google? Esses anúncios são chamados de anúncios de custo por clique.

Comumente conhecidos pela sigla em inglês PPC (pay per click), esse tipo de anúncio funciona como um espaço pago reservado pelo Google para divulgação.

Esse tipo de anúncio é uma ótima estratégia para aumentar visibilidade e as vendas, independentemente do tamanho do empreendimento. Porém, deve ser planejado pensando em outros fatores, como técnicas de SEO e call to actions, para otimizar os resultados.

Marketing-digital-SEO-google-ads-1.jpg

Os anúncios de custo por clique são chamados dessa forma por só serem pagos caso sejam clicados, gerando assim, um custo por um clique (CPC).

 

5 - Contest marketing

Uma prática utilizada pelas maiores lojas virtuais do mundo para aumentar a interação com as mídias sociais e aumentar as listas de e-mails, é a realização de ações de contest marketing.

Essa prática de inbound marketing é utilizada, em conjunto com e-mail marketing e com descontos. A técnica se baseia em oferecer um "prêmio", que pode ser um desconto em algum produto ou até mesmo um produto gratuito, em troca do oferecimento de endereço de e-mail, nome ou até compartilhamento em rede social.

Marketing-digital-Voucher.jpg

­

Todos que acessarem, entram para as listas de e-mail da empresa, tornando a receber e-mails marketing regularmente.

 

6 - Teste A/B  

Uma das prioridades das maiores lojas virtuis do mundo é oferecer uma experiência agradável para o potencial cliente que acessa sua loja virtual. Por isso, tenha em mente que tudo pode ser sempre aprimorado.

Do título, a inclusão de mais ou menos imagens, descrição dos produtos e até a ideia geral da página; tudo está sujeito a melhorias.

Marketing-digital-Teste-A-B.jpg

O teste A/B consiste em realizar comparações em um elemento comum das páginas, como um banner ou a cor e o tamanho do conteúdo, buscando compreender qual proporciona uma experiência mais hábil e prazerosa para o potencial cliente.

Porém, vale lembrar que o teste A/B deve acontecer individualmente para sua melhor eficácia. Procure sempre comparar um elemento da página por vez, para medir de forma assertiva o que está funcionando e o que precisa ser mudado em cada situação.

O marketing digital é um dos maiores aliados para os maiores e-commerces do mundo. Além colaborar na identidade visual da sua loja virtual, essa derivação do marketing ainda pode te ajudar a potencializar as vendas do seu empreendimento.

Por isso, pesquise, se informe e, caso necessário, procure por profissionais ou uma agência digital especializados em marketing digital para te ajudar a elaborar um plano de ação personalizado e específico para os objetivos do seu negócio!

Se você quer ajuda, fale agora com um especialista e veja como a plataforma VTEX ajuda a melhorar o ROI das suas ações de marketing digital.

Quer contratar a VTEX? Fale com um especialista.