6 Funcionalidades sensacionais do CMS VTEX para customizar sua loja

Você já deve ter conversado com alguma plataforma de mercado que te prometeu customizar, desenvolver, criar, editar, sem restrição, não é mesmo?

Mas na hora que você começou a usar a ferramenta...bom, aí parece que as coisas não eram tão flexíveis assim.

Não se surpreenda. Isso é normal na maioria das plataformas. Em geral elas não possuem um módulo específico chamado CMS, content management system ou em português o sistema de gestão de conteúdo.

Agora chegou a hora de você conhecer todo o poder que um CMS poderoso integrado a sua loja virtual pode gerar!

Conheça 6 funcionalidades sensacionais do CMS VTEX:

1. Customização e criação ilimitada de páginas

O CMS VTEX vai além de um controle de conteúdo para trocar banners ou produtos. Você terá acesso irrestrito aos códigos HTML e CSS de todas as páginas.

Primeiro que a partir do acesso aos códigos, não haverá limite para criação. Você terá capacidade de desenvolver o que você quiser, como você quiser, sem aquele famoso “estrutura padrão” ou “template padrão”:

  • Você quer colocar produtos no lugar no banner? Sim, é possível!
  • Você não quer menu lateral e sim mais produtos? Sim, é possível!

  • Você quer o botão de comprar embaixo da foto do produto? Sim, é possível.
  • Você quer colocar uma sugestão de produtos embaixo do botão comprar somente quando não tiver o item disponível? Vamos em frente!

O módulo CMS VTEX foi construído para dar completa liberdade de criação de experiência e melhorar sua conversão.

Você também poderá criar quantas páginas você desejar:

  • Quer três páginas de produtos? Uma para cada tipo de produto da sua loja? Uma totalmente diferente da outra? Não tem problema!
  • Quer fazer duas homes, uma nova, totalmente customizada para o natal? Ok! Vá em frente!
  • Quer ter 4 páginas, uma para cada categoria da sua loja, já que seu cliente navega de forma diferente em cada uma dela? Todas elas 100% customizadas? Sem problemas.

Com o CMS VTEX a sua imaginação é o limite e não o sistema.

2. Desenvolvimento de aplicativo e extensões de terceiros

Imagine que sua loja vende produtos no atacado ou atacarejo. Portanto você precisa desenvolver uma navegabilidade para que o cliente selecione, na tela de produto, de acordo com as combinações de cor e tamanho, a quantidade de cada uma.

Então o seu cliente seleciona 3 camisetas brancas de tamanho P, 5 camisetas pretas do tamanho M e 1 camiseta amarela do tamanho G.

O sistema automaticamente, ali na tela de produto enquanto o cliente insere as quantidades, já mostra o valor total e informe se alguma há disponibilidade ou não.

Esse é um caso real onde uma loja desenvolveu essa extensão diretamente com parceiro, sem interferência VTEX. Isso é liberdade total para administrar sua loja virtual.

Além disso, você sabia que no mês de julho de 2016 a VTEX realizou mais de 1000 atualizações no sistema? No ano de 2015 foram quase 9000 atualizações! Imagina quantas novas funcionalidades você não terá para melhorar sua loja.

Mas pode ser que você queira alguma funcionalidade que a VTEX ainda não possui. É improvável sim, mas não impossível.

Veja o caso que aconteceu com um cliente VTEX que tinha grande quantidade de solicitações de devoluções pela característica do seus produtos.

Diante desse cenário, a empresa conversou com uma fábrica de software parceira VTEX. Ela desenvolveu uma nova funcionalidade onde o próprio cliente, do painel de meus pedidos, pode solicitar a logística reversa de um item de um determinado pedido.

Todo o fluxo acontece dentro da loja virtual do cliente, pois o módulo CMS possibilita integração com outros sistemas. Esse sistema está também integrado ao ERP do cliente que já dispara todo o processo interno.

3. Teste A/B nativo

Se você tem uma loja virtual e nunca fez nenhum teste de usabilidade, pode ter certeza que você está perdendo dinheiro. Testes AB são primordiais para melhorar a experiência e conversão da loja virtual.

Na plataforma VTEX, isso é uma funcionalidade nativa. Como vimos antes, você pode criar quantas páginas você desejar correto? Portanto, a criação de um teste AB dura apenas alguns minutos.

Primeiro você deverá pensar em quais hipóteses que você quer testar. Lembre-se que o ideal é sempre você trabalhar com pequenas modificações para poder identificar quais foram as que surtiram efeito.

Como você partirá de uma página previamente implementada, basta você copiar o código da página antiga, criar uma nova página em branco dentro do módulo CMS da VTEX, colar o código já desenvolvido, fazendo os ajustes.

Pronto, as duas páginas já estão no sistema e você poderá realizar os testes diariamente.

4. Personalização de páginas segundo perfil do cliente

Cada vez se fala mais do marketing one-to-one, o marketing um-para-um. Portanto, é fundamental ter uma ferramenta que possa segmentar o seu público e ofertar o produto correto, no momento correto e no preço correto.

Por meio do gestor de conteúdos, um módulo dentro do CMS, você pode configurar todos os banners e produtos que serão expostos em cada uma das suas páginas.

Você pode determinar, por exemplo, qual período de data que o conteúdo aparecerá. Você pode determinar que aquele banner do natal aparece somente no mês de dezembro e aqueles produtos com desconto só em janeiro.

Imagine que você quer segmentar ainda mais e no natal só mostrar para os clientes que compraram camisetas, as calças jeans disponíveis.

Agora para aqueles que comparam calças jeans, você vai mostrar camisetas! Sim! Isso é possível.

Você ainda pode determinar para qual tipo de cliente você quer fazer uma determinada promoção. Somente para clientes VIPs ou com maior recompra.

Com o CMS VTEX você poder total de customizações dos conteúdos para segmentar corretamente o seu público alvo.

5. Multi lojas

Se você trabalha com o conceito de multilojas, você encontrará no CMS VTEX total capacidade de trabalhar as suas lojas, totalmente independentes uma das outras.

O sistema tem a capacidade de trabalhar com uma quantidade ilimitada de multi lojas. Você pode inclusive determinar, para cada uma delas, um layout completamente diferente. A navegação será totalmente customizada.

Um dos casos mais conhecidos, é da RiHappy e PB Kids que utilizam o conceito de multilojas da VTEX.

Determine quais os produtos farão parte do mix de vendas de cada uma das lojas. Quais são as promoções serão aplicadas para cada uma.

6. Mobile e omnichannel

O mundo mobile já é uma realidade em nosso país. Dados mostram que mais de 25% das compras já são realizadas por dispositivos móveis.

A VTEX, desde 2009, já está pronta para atuar com a mobilidade. Por qualquer smartphone ou tablet, de qualquer tamanho, sua loja se adaptará completamente ao dispositivo.

A plataforma já está pronta para qualquer estratégia, seja responsividade, site exclusivo, os M. ou aplicativos. Se você quer conhecer um pouco mais sobre a diferença de cada um, veja esse artigo.

Mas os diferenciais não param por aí. Que tal utilizar um totem de auto atendimento de vendas em sua loja física. O cliente poderá navegar por todo o catálogo e comprar alí mesmo, sem falar com um vendedor.

Com essa estratégia, além de diminuir a necessidade de vendedores, você poderá aumentar o mix de produtos, já que trabalhará com o estoque da loja virtual.

Se você não quer realizar a venda, você pode utilizar os totens apenas para consultas, melhorando a experiência do usuário no ponto físico.

Achou surpreendente? Quer conhecer mais ainda do poderoso CMS VTEX? Fale agora com um especialista e conheça como você poderá customizar sem limites sua plataforma.

VTEX-CTA-Especialista