5 Dicas de como usar mídia digital e aumentar suas vendas

Começar uma loja virtual exige um planejamento detalhado e a execução minuciosa de uma série de ações. Se você ainda está em estágios iniciais de montagem, confira essas 10 dicas essenciais para montar a sua loja com sucesso.

Mas agora se você já passou por essa etapa e finalmente está com sua loja virtual funcionando plenamente, o questionamento principal é como fazê-la crescer e se tornar rentável.

Uma das formas mais comuns e comprovadas é o uso da mídia digital. Todas as lojas, sejam elas pequenas ou grandes, utilizam diferentes estratégias para aumentar o número de visitantes e suas vendas.

Investir em marketing significa alavancar seu e-commerce, atraindo clientes e, consequentemente, receita para o negócio.

Se você está nessa etapa, aqui vão 5 dicas para você aumentar suas vendas e tornar a loja rentável:

1. Desenvolver conteúdo relevante

Investir em marketing de conteúdo é um meio fundamental para a atração de clientes. Tal material pode ser desenvolvido dentro da loja virtual, na descrição de produtos ou de seções, ou mesmo na criação de um blog.

O conteúdo (texto, vídeo, imagem, infográfico, entre outros formatos) deve ser desenvolvido de acordo com o campo semântico de seus produtos ou de seu e-commerce como um todo.

É obrigatório que todo conteúdo tenha técnicas de SEO para o melhor ranqueamento de páginas na busca orgânica dos buscadores. Por isso, antes de escrever qualquer palavra ou buscar imagens, é preciso fazer uma pesquisa ampla sobre as keywords a serem otimizadas.

A utilização desse conteúdo vai além da otimização na busca orgânica. Ele deve ser usado para redes sociais e e-mail marketing. Por isso, é preciso que seja atrativo e bem escrito.

 

2. Mídias sociais

Ter apenas uma página no Facebook não é sinônimo de presença em redes sociais. Embora uma grande parcela dos e-commerces esteja presente nas redes sociais, nem todos realizam um trabalho especializado para isso.

É possível ganhar dinheiro nesse segmento com a criação de fan pages, no atendimento ao consumidor e até mesmo no gerenciamento de conteúdo. Por meio das redes sociais, é criado um canal direto entre a marca e os clientes cujos feedbacks guiarão os próximos passos a serem traçados pelo e-commerce.

Sabendo que seus concorrentes também terão perfis ativos e produzirão conteúdo para alimentar os seguidores nas redes sociais, é preciso que o trabalho seja encarado de maneira profissional.

Mas atenção, as redes sociais permitem que uma marca caia nas graças do público assim como permitem que uma empresa tenha seu nome arranhado de maneira difícil de reverter. Portanto, tenha muito cuidado com qualquer ação a ser tomada.

 

3. E-mail marketing

E-mail marketing costuma ser o canal com maior retorno da loja virtual. Isso acontece pois o custo é extremamente abaixo e o cliente já possui prévia experiência de interação com a loja.

O e-mail marketing atua na comunicação direta com o cliente e é principalmente utilizado na divulgação de produtos novos ou das principais ofertas do dia ou da semana.

Apesar da boa taxa de conversão promovida pelo e-mail marketing, é preciso usá-lo com cautela. Nunca se deve enviar e-mails para quem não os solicitou, para não transformá-los em SPAMs.

Outro ponto relevante é a segmentação do conteúdo. Se a sua loja possui muitas categorias, não envie um e-mail genérico para todos. Segmente sua base para realizar ofertas de acordo com o histórico do cliente ou preferências.

Mas atenção, não exagere nesse canal. Se você aumentar muito a frequência de envios ou enviar para clientes que já se descadastraram, você poderá sofrer punições e seu e-mail será enviado para SPAM.

 

4. Marketing de buscadores

Também conhecidos como Links Patrocinados, esses são os anúncios que aparecem primeiro nos resultados de busca. Portanto, quando um usuário faz pesquisa de uma palavra ou termo, a loja dele terá maior destaque.

Porém, para ter sua marca exposta nessas posições, você precisará investir. Claro que o seu retorno está diretamente relacionado ao investimento inicial. Quanto mais investir, mais tráfego será gerado, mais você poderá vender.

É sempre bom destacar que investir em links patrocinados não é somente entrar no painel, selecionar as palavras e aguardar os clientes visitarem. Existe uma série de estratégias a serem adotadas como por exemplo selecionar as palavras corretas, os melhores dias, os melhores produtos etc.

 

5. Buscar orientação de agências especializadas

Todas as estratégias de marketing que citamos demandam um grande esforço de tempo e pessoas. Além disso, o conhecimento é bastante específico e muitas vezes o melhor caminho é contratar uma agência digital.

Uma agência digital poderá estudar com cuidado a sua marca, seus produtos, mix de produtos e público alvo para montar uma estratégia de investimentos diversificada para aumentar o retorno.

O acompanhamento dos principais indicadores, dos resultados e os ajustes necessários serão feitos por especialistas com anos de experiência. Portanto é normal que você aumente o ROI das suas campanhas.

Agora que você já sabe da importância da mídia digital, fale agora com um especialista VTEX e descubra como nossa plataforma irá ajudar a aumentar ainda mais suas vendas e o seu ROI!

 

Quer contratar a VTEX? Fale com um especialista.

 

6-erros-de-migração-de-plataforma-de-loja-virtual

Agência Linka

Agência Linka

A Agência Linka é parceira em campanhas de marketing digital. Desde 2007, transforma dados analíticos em grandes resultados para os clientes por meio de estratégias e otimização em Mídia Programática, Links Patrocinados, SEO, Inbound Marketing, entre tantas outras possibilidades do universo da mídia on-line. Em seu portfólio constam marcas como: Bing, Boston Medical Group, Valid, Alura, Vtex, Hertz, Contiki e e-commerces como a PróSpin, a BawClothing e BabyEnxoval.

Artigos Relacionados