10 Benefícios imbatíveis da terceirização operacional da sua loja virtual

Equipe de logística e reversa. Equipe de SAC. Equipe operacional. Integrações e mudanças de processos. Montagem de equipe. Essas eram algumas das atribuições do lojista ao iniciar sua operação no mundo online. Os altos custos iniciais de investimento (CAPEX) muitas vezes inviabilizavam a montagem da loja e até mesmo a falta de conhecimento dificultava a tomada de decisão correta.

Com o modelo Full Service para E-Commerce, os varejistas terceiriza toda a operação com um prestador de serviços. Por já trabalhar com outras operações e deter maior conhecimento, os custos são reduzidos, o nível de serviço prestado é maior e a adoção das melhores práticas, mais rápido e ágil. Esse já é um modelo muito utilizado nos EUA e Europa.

Quem nunca pensou em ter sua loja virtual cuidada por profissionais especializados? Possuir toda a sua operação facilitada por uma empresa focada neste segmento? Diminuir seus custos operacionais? Acredite: agora é também uma realidade no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui vão os 10 benefícios do modelo para você que pensa em montar sua loja virtual.

1. Operações 

Possuir uma equipe ágil e especializada é fundamental (e cara) para o bom funcionamento das operações de e-commerce. Também é necessária a completa e eficiente integração de todos os processos. A plataforma adotada. A logística até o televendas. Tendo estas funções bem alinhadas num curto espaço de tempo é o ideal para quem busca mais eficiência e rentabilidade nos negócios.

2. Gestão de E-commerce

Ter um gerente de conta para o seu comércio virtual traz mais dinamismo e grandes possibilidades de crescimento no faturamento. Suas principais funções são: análise e acompanhamento das curvas e conversão de vendas, cobertura de estoque, além de identificar oportunidades de ações promocionais e divulgação de seus produtos. Esse profissional para a sua loja irá gerar um grande diferencial nos resultados de negócios.

3. Marketing Digital

Identificar e produzir conteúdo e estratégias para as mídias online é um trabalho essencial para o sucesso de seu produto. Além disso, é imprescindível possuir uma equipe de profissionais que possa indicar quais as soluções ideais na análise de performance, gestão de SEO, redes sociais, newsletters, CRM, display de produtos, ferramentas de conversão, entre outras possibilidades e frentes.

4. Usabilidade

Criar uma experiência única aliando também a conversão, é um fator-chave para o sucesso da sua loja virtual. Além de aportar grande conhecimento das boas práticas, os profissionais indicam os melhores testes a serem feitos buscando aumentar as vendas.

5. Indicadores de negócios

Com a experiência do mundo digital, vem também o conhecimento dos indicadores cruciais. Juntamente com o advento de novas plataformas, o acompanhamento é em tempo integral, inteligente e dinâmico. Com o tempo, a operação se torna muito mais otimizada, diminuindo custos e aumentando as vendas. Os melhores indicadores e como acompanhá-los é um trabalho do prestador de Full Service.

6. Pagamentos

Possuir uma operação financeira de back-office, focada em tratar, analisar os pagamentos e evitar riscos e fraudes é um ponto essencial para manter a saúde operacional do seu negócio. Além disso, possuir um serviço que garanta as melhores negociações de custo com operadoras de cartão de crédito e intermediadores é um grande ponto de vantagem.

7. Logística

Desenvolver a logística é um ponto importante para levar a melhor experiência de compra para o seu cliente. Possuir um serviço que consagre um centro de distribuição, espaço de armazenamento, logística reversa e shipping são diferenciais importantes para a sua operação. Esse é um dos grandes benefícios do Full Service pois essa estrutura já está montada. Não é necessário realizar um novo investimento.

8. Atendimento ao Cliente

Realizar o suporte de pós-venda com um serviço profissional, ágil e inteligente é um fator decisivo para fidelização. Isso compreende atender o mais rápido possível casos de reclamação, troca/devolução, além de ter o máximo de preocupação com o fator reputação nas redes sociais e sites de reclamação. Serviços antes exclusivos de varejo físico, como o de Personal Shopper e Gift Assistant (ambos focados na exclusividade e personalização da compra), ganham cada vez mais notoriedade e, por conseguinte, geram fidelização do cliente mais exigente.

9. Plataforma

Um modelo de negócios merece sua retaguarda bem definida e estruturada, tendo suas devidas funções desenvolvidas e máxima excelência na prestação de serviços. A necessidade de acessibilidade e eficiência no processamento de dados tem gerado novas demandas, e com isso, trazido inovação por meio de elaboração de sites mais responsivos e com novos formatos, como por exemplo, o avanço das funcionalidades para a compra via mobile.

10. Imagem e Produção

Imagem é a alma do seu negócio virtual e, por esse motivo, você precisa captar o melhor do seu produto! Priorize um serviço que consagre uma produção de fotos e descrição de alta qualidade, garantindo a confiança do seu consumidor e uma excelente projeção de sua mercadoria! Além das imagens, é importantíssimo o uso de indexação e de tags para que seu produto ganhe mais visibilidade via gestão de SEO’s.

Agora que você já conhece os benefícios e está pensando em montar sua loja virtual, avalie com detalhes os custos operacionais. O investimento inicial versus o investimento mensal (CAPEX x OPEX). Agora se você já tem uma loja virtual o Full Service pode ser uma saída para diminuir os custos e melhorar os serviços prestados! Bons negócios!

Guia definitivo do sucesso no e-commerce